segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Aprimappa acompanha visita da Secretaria de Obras

     A APRIMAPPA foi convidada pelo mandato do Vereador Dr Ilson Peixoto, para hoje estar juntamente com a secretaria de obras na figura do Engenheiro Fernando Seixas nos diversos pontos de alagamentos no Parque Mambucaba e Vila Histórica. As obras já foram encaminhadas para a licitação.
     Obras essas que constam no projeto de 2009.
Dentre elas a Drenagem da Rua e Praça Ulysses Guimarães; Drenagem das Ruas Tancredo Neves; Franscisco M. de Castro e Mário Toledo antiga Nova Divinéia; Finalização da Drenagem do Trecho entre as ruas da Conquista e São José, Nova drenagem da Rua Aviador Santos Dumont e a drenagem da Vila Histórica.

Vila Histórica de Mambucaba

 Rua Mário Toledo, Antiga Nova Divinéia (Rua da Lotérica)
  Rua Mário Toledo, Antiga Nova Divinéia (Rua da Lotérica)
 Rua Ulysses Guimarães (Rua 18)
Rua Ulysses Guimarães (Rua 18)


    terça-feira, 24 de janeiro de 2012

    PMAR inicia obras das galerias pluviais no Parque Mambucaba após cobrança da APRIMAPPA!!!

         A prefeitura Municipal de Angra dos Reis começou nesta semana do dia 23/01 algumas obras e topografias no Parque Mambucaba/Perequê em Angra dos Reis, com vista a reconstruir e construir galerias para águas pluviais com objetivo de resolver os problemas de alagamentos em diversas ruas do bairro, conforme ocorrido na última quinta feira dia 19/01/2012 e relatado e cobrado pela APRIMAPPA.
         Segundo alguns moradores do bairro, as obras estão com falta de material e sendo realizadas de forma paliativa, o que não resolveria o problema.  A APRIMAPPA crê  que nossos representantes públicos estejam fazendo um trabalho sério, até que prove o contrário. Estamos acompanhando as obras e estaremos presentes na Audiência Pública sobre os alagamentos no Parque Mambucaba, a se realizar em março pela Câmara de Vereadores de Angra dos Reis quando na ocasião estaremos ouvindo e cobrando das autoridades presentes os compromissos firmados pelos mesmos como Parque Mambucaba no que diz respeito aos alagamentos e enchentes no bairro (as 06 obras emergenciais, a assinatura do TC -Termo de Cooperação, apresentar o projeto das obras de médio e longo prazo que constam no projeto da Secretaria de Meio Ambiente de 2009) .








    Fotos: Rua Aviador Santos Dumont próximo ao CIEP - Parque Mambucaba

    As primeiras doações da Aprimappa chegam a Minas Gerais...

           Com muita esperança e os votos de dias melhores de todos os moradores do Parque Mambucaba, Angra dos Reis, é que o caminhão com as doações para as pessoas atingidas pelas chuvas da cidade de Guidoval, chegou a Minas Gerais no último dia 14/01/2012.

    Caminhão de doações que chegou na cidade de Guidoval no ultimo dia 14 de Janeiro

    O Caminhão com as doações da APRIMAPPA para as vítimas das chuvas em MG, foi recebido pelo vice-prefeito da Cidade de Guidoval, Senhor Fernando Tadeu Gonçalves que ficou muito emocionado com a atitude dos cidadãos Angrenses do Parque Mambucaba. Lembramos que a campanha continua e ainda estamos recebendo doações na Igreja Católica São José Operário e Igreja Assembléia de Deus Ministério de Mambucaba no Parque Mambucaba/Perequê e na Açaí da Wal na Vila Histórica de Mambucaba/Mambucabinha. No próximo mês estaremos enviando outro caminhão com doações para MG.

    João Batista e o Vice Prefeito de Guidoval Fernando Tadeu Gonçalves.


    Em reconhecimento e agradecimento pela iniciativa da APRIMAPPA em conjunto com os moradores do Parque Mambucaba para ajudar as vítimas da chuvas em MG, a Prefeitura Municipal, através do seu vice-prefeito senhor Fernando Tadeu Gonçalves... enviou, uma carta de agradecimento a APRIMAPPA e a todos que colobararam com esta iniciativa, o que muito nos emocionou e nos orgulha de nosso povo pela sua solidariedade e disponibilidade em ajudar.

    Carta do Vice Prefeito de Guidoval, Fernando Tadeu Gonçalves

    A APRIMAPPA agradece o empenho e a dedicação do João Batista e Marize Lopes que disponibilizaram o transporte e se voluntariaram para entregar as doações na cidade de Guidoval e também a todos que colaboraram e apoiaram esta iniciativa por nós promovida e deseja muita força aos nossos irmãos da Cidade de Guidoval-MG

    quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

    Parque Mambucaba volta sofrer com as Chuvas de Verão!!!

         Nesta quinta feira, 19.01.2012, por volta das 17h e 40 minutos de chuvas, provocou o alagamento de diversas ruas do bairro Parque Mambucaba, causando inúmeros transtornos à  população local, que em sua maioria retornava do trabalho, o trânsito foi interrompido em ruas principais, o comércio foi obrigado a fechar as portas mais cedo, as pessoas impedidas de saírem ou retornarem a suas casas e algumas residências e comércios tiverem alguns princípios de alagamentos.

       A população do Parque Mambucaba e Perequê  esteve muito temerosa, pois, em 2010 sofreu muito com uma enchente de proporções críticas, justamente nesta época.
      O interessante é que os alagamentos desta tarde não podem ser atribuídos aos rios Mambucaba e Perequê, que apesar de ter aumentado seu volume de água, não chegaram a transbordar, ao contrário, os rios fluíram até com maior facilidade e velocidade.
     O que observamos foi que a princípio, as principais causas dos alagamentos desta tarde foram: A falta de manutenção das galerias de águas pluviais que aparentemente estavam entupidas, o mal funcionamento destas que aparentemente não estão dando vazão para o volume de água das chuvas  e a ausência de galerias em alguns pontos do Bairro, bem como, a falta de conservação dos canais de escoamento dos rios. Itens estes que ainda não foram realizados nas obras emergenciais para prevenção de alagamentos no Parque Mambucaba, prometida na audiência pública sobre os alagamentos no bairro, realizado pela câmara de vereadores de Angra em Junho de 2011 e pactuada pela prefeitura na reunião ampliada da APRIMAPPA em Outubro de 2011.

         Das 06 obras emergenciais pactuadas, restam realizar apenas duas:

     1. O desassoreamento do rio Perequê, da ponte do Hotel do Bosque até o encontro com o Rio Mambucaba;
     2. A desobstrução ou manutenção das galerias de águas pluviais, a construção ou reconstrução de galerias e limpezas dos canais de escoamento.
          Acreditamos que a não realização ainda desta última obra , que consta na relação emergenciais ,é que ocasionou os alagamentos desta tarde.
        Vale ressaltar que por outro lado as obras emergenciais já realizadas nos rios Mambucaba e Perequê podem ter contribuído significativamente para o não transbordamento dos rios na tarde de hoje, o que seria catastrófico.
        Avaliamos, com o que vivenciamos nesta tarde demonstra, que estamos no caminho certo, APRIMAPPA, Prefeitura de Angra e INEA. Vamos continuar cobrando a execução das obras e estaremos solicitando na próxima semana a prefeitura de Angra esclarecimentos e agilidade para concluir as obras emergenciais.
        Ironia ou não, ontem 18.01.2012, as 18h, foi realizado pela PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS E DEFESA CIVIL de Angra, uma reunião no centro, para discutir o plano de emergência da defesa civil para casos de alagamentos e desastres no município, reunião esta que estranhamente a APRIMAPPA NÃO FOI CONVIDADA e outras associações e órgãos de nosso bairro que foram convidados , infelizmente não compareceram.

    Seguem as fotos dos pontos de alagamentos de hoje:

     Av. Francisco Magalhães de Castro
      Av. Francisco Magalhães de Castro
      Av. Francisco Magalhães de Castro
      Av. Francisco Magalhães de Castro
      Av. Francisco Magalhães de Castro
      Av. Francisco Magalhães de Castro
      Av. Francisco Magalhães de Castro
      Av. Francisco Magalhães de Castro
     Rua Aviador Santos Dumont
     Rua do Areal
     Rua Dollor Barreto
     Rua Getúlio Vargas
     Rua Ulisses Guimarães
      Rua Ulisses Guimarães
      Rua Ulisses Guimarães
      Rua Ulisses Guimarães
                                                                        Rua Ulisses Guimarães

    quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

    APRIMAPPA participa da visita da Presidenta Dilma Rousseff

         Nesta quarta feira dia 18/01/2011, a APRIMAPPA participou do encontro com a Presidenta Dilma Rousseff e diversas autoridades, no Bairro Bracuhy, em Angra dos Reis, RJ, onde foi inaugurado o Centro Municipal de Educação Infantil Júlia Moreira da Silva, construído com recursos do governo Federal.
          Na ocasião foi entregue a Presidenta uma camisa da APRIMAPPA pelo prefeito em exercício de Angra dos Reis Essiomar Gomes.





     Inauguração da creche

    Dilma e Fernando Haddad

     Governador Sérgio Cabral 
     Ministro da Educação Fernando Haddad


    Angelo Marcio, Presidente da APRIMAPPA, Euzair Rodrigues e o Vereador Dr. Ilson Peixoto

         Participaram também da cerimônia o Governador do Estado do Rio de Janeiro SERGIO CABRAL, o Vice-Governador PEZÃO, o Ministro da Educação FERNANDO HADDAD, o Ministro da Pesca LUIZ SÉRGIO, o senador pelo Estado do RJ LINDBERGH FARIAS, as Deputadas Federais BENEDITA DA SILVA e INÊ PANDELÓ, o Prefeito em exercício de Angra dos Reis ESSIOMAR GOMES, o Presidente da Câmara de vereadores de Angra dos Reis JOSÉ ANTONIO, o Vereador  ILSON PEIXOTO, o Secretario de Meio Ambiente de Angra dos Reis MARCO AURÉLIO, a Secretária de Educação de Angra dos Reis LUCIENE HABBA e diversas outras autoridades Municipais e lideranças comunitárias.
     Secretária de Educação Luciene Habba junto com os membros da APRIMAPPA
     Mariama Rodrigues, Secretária de Cultura e Eventos, Conceição Habba e Angelo Marcio, Presidente da APRIMAPPA
     Inês Pandeló e Euzair Rodrigues junto com a APRIMAPPA


         Na oportunidade a APRIMAPPA cobrou (informalmente) ao secretario de meio ambiente de Angra, Marco Aurélio, um retorno da solicitação feita à prefeitura de Angra sobre o apoio a campanha para ajudar as vítimas das chuvas em Minas Gerais (Cidade de Guidoval).
        Também indagou informalmente o presidente da câmara de vereadores de Angra, José Antonio, sobre o não retorno deste ao Bairro Parque Mambucaba desde a última audiência Pública sobre os alagamentos no bairro, em Junho/2011 e sobre a assinatura do Termo de Cooperação entre a prefeitura de Angra e INEA para realização das obras no Parque Mambucaba pactuada na audiência pública de junho de 2011 e repactuada na reunião ampliada promovida pela  APRIMAPPA em Outubro de 2011 sobre o mesmo tema. Foi informada pelo vereador que em Março de 2012 haverá uma nova audiência pública no Parque Mambucaba, sobre os alagamentos, promovida pela câmara de vereadores.


     Angelo Marcio e Benedita da Silva
     Angelo Marcio


         A Presidenta Dilma cumprimentou os membros da APRIMAPPA com muita simpatia, assim como o Senador Lindemberg, a deputada Federal Benedita da Silva e o Ministro da educação Fernando Hadadd, que pessoalmente aproximaram dos membros da APRIMAPPA para fotos e Cumprimentos.
    O evento foi bastante positivo, demonstra que o governo federal reconhece e está presente em Angra dos Reis, desde a gestão do presidente Lula nosso Município vem recebendo total apoio e conta com a visita periódica da cúpula Presidencial. As obras mais importantes e significativas em nosso município foram realizadas pelo governo federal. Reconhecimento feito pelo prefeito em exercício que rasgou elogios ao governo federal e as autoridades federais presentes.
             A APRIMAPPA entende que participar destes espaços de discussão política é muito importante para iniciar contatos com representações públicas que possam contribuir para um diálogo saudável, pacífico e democrático no que tange as reivindicações de políticas públicas efetivas para a preservação dos rios e para a prevenção das enchentes e alagamentos em nosso bairro do Parque Mambucaba, Perequê e Vila Histórica de Mambucaba.

    Membros da APRIMAPPA

             Participaram do evento pela APRIMAPPA: O presidente em exercício ANGELO MARCIO, a Diretora de cultura e eventos MARIAMA RODRIGUE, a Diretora Secretaria ANDREA MARINS e o Diretor do Conselho Fiscal PEDRO JOSÉ.




    Assista o discurso de Dilma Rousseff na  inauguração do Centro de Educação Infantil em Angra dos Reis