quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Parque Mambucaba volta sofrer com as Chuvas de Verão!!!

     Nesta quinta feira, 19.01.2012, por volta das 17h e 40 minutos de chuvas, provocou o alagamento de diversas ruas do bairro Parque Mambucaba, causando inúmeros transtornos à  população local, que em sua maioria retornava do trabalho, o trânsito foi interrompido em ruas principais, o comércio foi obrigado a fechar as portas mais cedo, as pessoas impedidas de saírem ou retornarem a suas casas e algumas residências e comércios tiverem alguns princípios de alagamentos.

   A população do Parque Mambucaba e Perequê  esteve muito temerosa, pois, em 2010 sofreu muito com uma enchente de proporções críticas, justamente nesta época.
  O interessante é que os alagamentos desta tarde não podem ser atribuídos aos rios Mambucaba e Perequê, que apesar de ter aumentado seu volume de água, não chegaram a transbordar, ao contrário, os rios fluíram até com maior facilidade e velocidade.
 O que observamos foi que a princípio, as principais causas dos alagamentos desta tarde foram: A falta de manutenção das galerias de águas pluviais que aparentemente estavam entupidas, o mal funcionamento destas que aparentemente não estão dando vazão para o volume de água das chuvas  e a ausência de galerias em alguns pontos do Bairro, bem como, a falta de conservação dos canais de escoamento dos rios. Itens estes que ainda não foram realizados nas obras emergenciais para prevenção de alagamentos no Parque Mambucaba, prometida na audiência pública sobre os alagamentos no bairro, realizado pela câmara de vereadores de Angra em Junho de 2011 e pactuada pela prefeitura na reunião ampliada da APRIMAPPA em Outubro de 2011.

     Das 06 obras emergenciais pactuadas, restam realizar apenas duas:

 1. O desassoreamento do rio Perequê, da ponte do Hotel do Bosque até o encontro com o Rio Mambucaba;
 2. A desobstrução ou manutenção das galerias de águas pluviais, a construção ou reconstrução de galerias e limpezas dos canais de escoamento.
      Acreditamos que a não realização ainda desta última obra , que consta na relação emergenciais ,é que ocasionou os alagamentos desta tarde.
    Vale ressaltar que por outro lado as obras emergenciais já realizadas nos rios Mambucaba e Perequê podem ter contribuído significativamente para o não transbordamento dos rios na tarde de hoje, o que seria catastrófico.
    Avaliamos, com o que vivenciamos nesta tarde demonstra, que estamos no caminho certo, APRIMAPPA, Prefeitura de Angra e INEA. Vamos continuar cobrando a execução das obras e estaremos solicitando na próxima semana a prefeitura de Angra esclarecimentos e agilidade para concluir as obras emergenciais.
    Ironia ou não, ontem 18.01.2012, as 18h, foi realizado pela PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS E DEFESA CIVIL de Angra, uma reunião no centro, para discutir o plano de emergência da defesa civil para casos de alagamentos e desastres no município, reunião esta que estranhamente a APRIMAPPA NÃO FOI CONVIDADA e outras associações e órgãos de nosso bairro que foram convidados , infelizmente não compareceram.

Seguem as fotos dos pontos de alagamentos de hoje:

 Av. Francisco Magalhães de Castro
  Av. Francisco Magalhães de Castro
  Av. Francisco Magalhães de Castro
  Av. Francisco Magalhães de Castro
  Av. Francisco Magalhães de Castro
  Av. Francisco Magalhães de Castro
  Av. Francisco Magalhães de Castro
  Av. Francisco Magalhães de Castro
 Rua Aviador Santos Dumont
 Rua do Areal
 Rua Dollor Barreto
 Rua Getúlio Vargas
 Rua Ulisses Guimarães
  Rua Ulisses Guimarães
  Rua Ulisses Guimarães
  Rua Ulisses Guimarães
                                                                    Rua Ulisses Guimarães

Nenhum comentário: